Página principal
Onde Dançar - Parceiros
Galeria de Fotos
Vídeos de Dança
Informativos
Subsídios para Focalizadores de DCS
Coreografias DCS
A Terapia Sutil das DCS - Pesquisa
Dicas do Focalizador de DCS - Pesquisa
Links
 
     
DANÇA SÊNIOR
 
Mais Vida aos Anos

O que é Dança Sênior?*

É “uma atividade que engloba músicas e ritmos de vários países”, própria para pessoas idosas, mas agradável para todas as idades. As danças têm como base o “folclore de diversos povos” e as coreografias são adaptadas, “compostas por diversos ritmos como a polca, valsa, marcha, xote, quadrilha, country e dance”.
Há, também, dança com idosos sentados, importante para quem tem alguma limitação física, e exercícios baseados na geronto-ativação. 
Os benefícios dos movimentos, com a prática constante, passam pela motricidade muscular, mobilidade articular, coordenação motora, memorização e capacidade cognitiva, além de maior consciência corporal e respiratória. A sociabilização, a conseqüente aceitação das diferenças no relacionamento interpessoal, o impacto holístico de integração do “eu” ao Todo Universal e o senso de pertencimento a um grupo, também contribuem para uma melhor Qualidade de Vida.

Missão da Dança Sênior*

“Promover a saúde e a qualidade de vida a pessoas da terceira idade,
através de exercícios físicos e atividades sociais de integração.”

Histórico da Dança Sênior* 

Tudo começou em 1970, quando um pequeno grupo de pedagogos sociais, na ALEMANHA, sob a liderança de Ilse Tutt (in memorian), trocaram experiências sobre a atividade com idosos em Ancianatos. Criou-se, assim, em 1974, a Dança Sênior e, em 1977, foi fundada a Federação Nacional da Dança Sênior, na Alemanha.”

No Brasil, tudo começou com a alemã Christel Weber, arquiteta e multiplicadora da Dança Sênior, que aqui residia. Ela ministrou seu primeiro curso preparativo em São Leopoldo (SC), em 1982.

A partir daí, Regina Krause (Diácona) propagou a Dança Sênior, com o apoio da Instituição Bethesda e do P. Hans Burger, seu Diretor Geral, em Pirabeiraba (SC), onde foi formalizada a “Dança Sênior do Brasil”, a partir de 10.11.1993.

Países onde se pratica esta Dança:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Inglaterra, Itália, Suécia, Suíça.

Veja mais sobre esse assunto no site abaixo.

(*)Fonte: www.portalbethesda.org.br/site_portugues/danca/danca_senior.htm


Apresentação de Dança Sênior no Teatro
Funarte - Brasília/DF